No Dia Mundial de Doação de Leite, HEC entrega novo espaço para Banco de Leite Humano

Postado em:19/05/2020

Na data em que se comemora mundialmente a doação de leite materno, o Hospital Estadual da Criança (HEC), unidade do Governo do Estado da Bahia, gerido pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), entregou um novo espaço para o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital.

 

Nesta terça-feira (19), o novo espaço foi aberto. De acordo com a Diretora Médica do HEC,  Milena Pessoa, “o novo Banco de Leite Humano do HEC, com estrutura moderna, seguindo altos padrões de qualidade, é a confirmação de que a garantia de oferta do leite humano de forma segura para os recém-nascidos da Bahia continua sendo assunto da mais alta relevância na luta contra a mortalidade infantil”.

 

O Banco de Leite do HEC está localizado no térreo, ao lado da recepção geral do Hospital, para melhorar o atendimento de todas as mulheres que estejam precisando de apoio em relação à amamentação, que estejam com alguma dificuldade para amamentar ou até que tenham uma produção excessiva de leite e queiram fazer a doação.

 

 “O Banco de Leite do HEC desenvolve ações de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno. Em média, podemos  atender 24 doadoras no Hospital, além de cerca de 8 coletas domiciliares por dia. Esses números significam muito para as crianças internadas que serão beneficiadas com leite materno, alimento completo que melhora a imunidade e reduz riscos de muitas doenças gastrointestinais”, esclarece a Diretora Operacional Lívia Leite.

 

As mulheres que tenham interesse em atendimento e/ou contribuir com o BLH do HEC podem se dirigir à unidade, das 07h às 19h, todos os dias da semana (incluindo os sábados e domingos), ou entrar em contato pelo (75) 3602-0630 para receber orientações de como deve ser feita a doação, sobretudo diante da pandemia. É preciso ressaltar que o leite materno não pode ser colocado em qualquer recipiente, e sim apenas em recipientes de vidro com tampa plástica. Neste período de Pandemia, o uso de máscaras para acesso das doadoras é obrigatório.

 

“Com a vinda da Maternidade do Hospital Geral Clériston Andrade, o HEC assumiu a responsabilidade de gerenciar um Banco de Leite. Agradecemos ao Governador Rui Costa e ao secretário de saúde do Estado Fábio Vilas Boas pela confiança que nos foi depositada, bem como ao deputado federal Zé Neto, que destinou um carro administrativo ao BLH do HEC, fruto de emenda parlamentar impositiva, para ajudar na coleta domiciliar, melhorando o estoque de leite e a saúde dos recém-nascidos internados na unidade”, declarou o Diretor Geral da Unidade, Márcio Lima.

 

A abertura do novo BLH do HEC dá continuidade à missão social da Liga Álvaro Bahia de atenção à vida das crianças. Há 97 anos, com o objetivo de combater a mortalidade infantil, que chegava a 40% na época, a Liga, entidade mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, inaugurou o 1º Consultório de Lactentes. Em 1937, também foi inaugurado, com o crescimento dos serviços, o Instituto Batista Machado e a Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães, para distribuição gratuita do leite coletado. O resultado dessa luta em prol das crianças foi a redução drástica, à época, da mortalidade infantil para 14%. Portanto, o BLH do HEC, dará seguimento ao papel fundamental de amamentação e nutrição infantil.

 

O HEC também está apto para atendimento de média e alta complexidade, serviço de diagnose e terapia, ambulatório de especialidades, internação e atividades de ensino e pesquisa. A unidade possui 240 leitos de internação e 31 de emergência e, em 2019, realizou 70 mil procedimentos ao total.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do HEC


Www.baixagrandefm.com.br

Autor: Émile Cerqueira

No ar das 5:30 às 22h de Dom. a Dom.



Entidade Mantenedora: Associação Beneficiente e Cultural Comunitária de Baixa Grande
Rua do CTL, 10 - Bairro Bela Vista - Baixa Grande - Ba
Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9
Tel.: (74) 99987 3851
Design: Catu Informática