Encontro de Rádios Comunitárias da região metropolitana foi realizado em Camaçari

31/07/2018 | Autor: Zero71noticias | Visitas: 71

No último fim de semana, nos dias 27 e 28/07, foi realizado na Câmara Municipal de Camaçari o Encontro Regional de Rádios Comunitárias. Realizado pela Associação Brasileira de de Radiodifusão Comunitária (Abraço) Bahia, o objetivo é fortalecer a luta pela democratização da comunicação. Com a presença de várias emissoras das cidades de Alagoinhas, Catu, Candeias, Camaçari, Madre de Deus, Anguera, Água Fria, Lamarão, Dias D’Ávila, São Francisco do Conde, Mata de São João, Lage, Lauro de Freitas e Salvador.

Drº Alex Santana, diretor da Abraço- Bahia

 

No dia 27 (sexta) os presentes ao evento foram brindados com uma palestra do Dr. Mário Diniz Xavier de Oliveira – auditor fiscal do trabalho. Abordou o tema “Relações Trabalhistas nas Rádios Comunitárias. Em resumo, explanou e insistiu na importância de se manter o espírito comunitário das associações.

 

 

O contrato de trabalho voluntário é importante, ainda que não haja unanimidade na Justiça do Trabalho para o caso de haver alguma ação trabalhista. A Associação pode fazer contratação com carteira assinada e ao mesmo tempo manter o corpo de voluntários no serviço da rádio.

Benedito Ballio Prado – Diretor da Abraço – Bahia

 

No dia 28 o palestrante foi o Dr. Luiz Macedo, advogado especialista em direito eleitoral que explanou o seguinte tema: As Rádios Comunitárias e a Legi

Dr. Luiz Macedo, advogado especialista em direito eleitoral

 

O evento discutiu as principais questões do segmento.

 

Entre os assuntos estava a outorga e a renovação das outorgas, projetos da Abraço no Congresso Nacional, relações de trabalho dentro das emissoras de Radiodifusão Comunitária (Radcom), ECAD, legislação eleitoral e as Radcom.

Quem também esteve presente foi o empresário Heckel Pedreira, um dos diretores da Mont FM. “É a rádio comunitária que tem contato direto com a população, agora a pouco dizia que ninguém vive no Brasil e sim nas cidades e municípios, quem vive nos bairros é quem tem contato com a rádio comunitária”, ressaltou.

 

Ainda de acordo com ele o objetivo é levar esse encontro para as regiões da Bahia. “Estamos desenvolvendo essas palestras em diversas regiões do estado para levar o conhecimento técnico, além de ajuda e apoio, afinal, só unidos seremos fortes. O Brasil é um só e vivemos um regime democrático”, concluiu.

 

“Escolhemos Camaçari por ser uma região mais centralizada da Região Metropolitana. Temos pessoas aqui de Mata de São João, Pojuca, Catu e São Francisco do Conde. Estamos caminhando e levando informação para que a população tenha o direito de vez e voz, o que não acontece nas grandes mídias”, destacou o presidente da Abraço na  Bahia, Jairo Bispo.

Jairo - Presidente da Abraço na  Bahia, Jairo Bispo.

 

“O nosso plano a nível nacional é que pelo menos cada cidade que não tenha rádio comunitária consiga pelo menos uma outorga. Já lançamos um calendário, conseguimos aprovar o aumento de potência de 25 para 150 watts. Há 20 anos que não se faz uma mudança na lei e nós conseguimos”, afirmou o presidente Jairo.

 

“Outra questão são as cobranças do ECAD, querem nos cobrar como se fossemos rádio comercial, mas não temos fins lucrativos, então não podemos arcar com esses custos, por isso estamos com projeto de lei para resolver essa questão”, finalizou o presidente. a e seus compromissos relatou o Diretor Sandro Lima.


Postado por: Ediomário

Http://www.zero71noticias.com.br

Autor: Zero71noticias

No ar das 5:30 às 22h de Dom. a Dom.



Entidade Mantenedora: Associação Beneficiente e Cultural Comunitária de Baixa Grande
Rua do CTL, 10 - Bairro Bela Vista - Baixa Grande - Ba
Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9
Tel.: (74) 3258-1261 / 9981
Design: Catu Informática