Baixa Grande – Conselho Municipal de Cultura é formado por entidades paralisadas enquanto as representativas em plena atividade são desprezadas

14/04/2014 | Autor: Ediomário Catureba | Visitas: 174

Foi publicado na ultima segunda-feira, 14 de abril de 2014, o decreto nomeando os membros para composição do recém-criado Conselho Municipal de Cultura (CMC). Conselho este que tem como função, propor, orientar e promover, entre outras ações, fortalecendo a cultura municipal.
Seus membros são formados por três representações do Executivo, um do Legislativo e quatro da sociedade civil, todos com suplentes.
Pelos nomes aprovados, é observável, que não querem renovar a cultura e sim acabar o pouco que ainda resta.
Entidades representativas foram excluídas e membros de supostos grupos que não funcionam a mais de anos, foram escolhidos nas caladas das noites.

Esses conselheiros ficarão a frente do CMC pelo período de quatro anos. A inconsistência é detectada logo nos primeiros nomes designados pelo executivo, onde dos seis (três titulares e três suplentes), somente um ocupa cargo efetivo, os demais ocupam cargo de confiança ou passou em processo seletivo com duração de um ano.

Como é possível a indicação de pessoas com função de um ano de duração, para representar um conselho com duração de quatro anos?

Pela Sociedade Civil, foi indicado nomes de pessoas do Ponto de Cultura, um projeto que ganhou um edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), com conclusão este ano, o que mostra a não continuidade da participação no grupo indicado.

A segunda indicação é representada pelo Grupo de Sambadores, porém é viável salientar, que nenhum grupo organizado destes, é conhecido neste município.

Na terceira nomeação, ficou o Grupo Teatral denominado de D’ Caras, criado em 2008 e que desde 2012, não se apresentam e nem ensaiam. Atualmente sem função cultural, o grupo é liderado pelo agente Comunitária de Saúde, Florivaldo Campos.

A quarta indicada é a Quadrilha Junina Vai Vai, Sai da Frente, também comandada por Florivaldo Campos. Apesar de fazer um excelente trabalho, sua contribuição cultural se resume apenas no período junino, nos demais meses não cooperam em nada na cultura do município.

Das quatros indicações, a única que possui registro é o Ponto de Cultura, vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, as demais não possuem registro de organização como CNPJ ou de pessoas associadas.



CORTE:

Entidades com grande representação cultural não foram chamadas para reuniões e nem indicada para ter representação.
Um forte exemplo disto, é a Associação Beneficente e Cultural Comunitária de Baixa Grande, fundada nos anos 90, que por ironia do destino teve como primeiro Presidente, o atual prefeito Pedro Lima Neto.
A associação mantenedora da Rádio Comunitária Baixa Grande FM, expressou verbalmente o desejo de participar do CMC (Conselho Municipal de Cultura).
Bastante pertinente na cultura do município, a emissora funciona todos os dias, das 05h30min até às 22:00hrs, já realizou 3 FESTIVAIS DE MÚSICA, UM SARAU, DUAS VOLTAS CICLÍSTICAS. ESTE ANO REALIZARÁ O 1º DESFILE QUE ELEGERÁ A MISS E MISTER BAXAGRANDENSE, A 4ª EDIÇÃO DO FESTIVAL E A 3ª DA VOLTA CICLÍSTICA.
É conclusivo que a não indicação da entidade para composição do conselho, se deu pelo fato da emissora trabalhar de forma sensata, atendendo à comunidade de maneira igualitária, sem distinção de cor, raça, sexo, religião e situação política. Desta forma exemplar, deveriam agir todas as entidades sem fins lucrativos.

Outra entidade excluída foi ASSEB (Associação dos Estudantes Baixagrandeses) e o Grupo Assistencial Maria Dolores, ambas com mais de 20 anos de serviços da comunidade e com grande relevância na questão cultural; ACOESP (Associação Comunitária Esportiva Pecuária), entre outros.

Representantes do Poder Executivo Municipal:
Representantes da Secretaria de Educação
JOSÉ FRANCISCO SILVA ARAUJO Titular
KELLIANY DA ROCHA ALVES PAMPONET. Suplente

Representantes da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente
ROQUE OLIVEIRA DO NASCIMENTO Titular
MARCIO ESTRELA DA SILVA Suplente

Representantes da Secretaria de Assistência Social
CLEDEMÁRIO EVANGELISTA BASTO Titular
ALANA LÉCIA SANTOS SILVA Suplente

Representante do Poder Legislativo:
JOANITA SOUSA RIOS DE SENA Titular
JUDELSON SILVA QUEIROZ Suplente

Representantes da Sociedade Civil:
Representantes do Ponto de Cultura Baixa Grande
HELENA RITA RIOS QUEIROZ Titular
JOSÉ ANTONIO MACHADO OLIVEIRA Suplente

Representantes Do Grupo de Sambadores :
JAIRO SOUSA RIOS Titular
SERGIO REIS PASSOS RIOS Suplente

Representantes do Grupo Teatral D’CARAS:
FLORIVALDO PESSOA CAMPOS Titular
PERIMADSON DA MOTA SANTOS Suplente

Representantes da Quadrilha Junina Vai Vai:
RUBENICIO SANTOS BASTOS Titular
DANILO MESSIAS SANTANA Suplente


Postado por: Ediomário

Www.baciadojacuipe.com.br

Autor: Ediomário Catureba

No ar das 5:30 às 22h de Dom. a Dom.



Entidade Mantenedora: Associação Beneficiente e Cultural Comunitária de Baixa Grande
Rua do CTL, 10 - Bairro Bela Vista - Baixa Grande - Ba
Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9
Tel.: (74) 3258-1261 / 9981
Design: Catu Informática