São José do Jacuípe - Estudantes aprendem xadrez e melhoram rendimento da Matemática

25/07/2016 | Autor: Ascom/Bahia | Visitas: 190

Os estudantes do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado no município de São José do Jacuípe (a 292 quilômetros de Salvador), estão participando de um projeto de xadrez que vem estimulando o aprendizado na disciplina de Matemática. Para a prática do xadrez, a unidade de ensino criou uma sala específica onde os alunos jogam entre si e desenvolvem habilidades, como o raciocínio lógico e a concentração. O espaço, tematicamente decorado, contém mesas e tabuleiros disponíveis para a prática do esporte.

Segundo o professor de Matemática e idealizador da iniciativa, José Reinaldo de Oliveira, o xadrez é um jogo muito estimulante porque os estudantes são levados a formular estratégias e aprendem a lidar com vitórias e perdas, além de trabalhar a socialização. “O projeto vem refletindo diretamente no desempenho dos estudantes, pois eles estão mais concentrados nas atividades, e isso contribui de forma significativa no aprendizado dos conteúdos da disciplina”, destacou o educador.

 

É o que também afirma Gabriel Sousa Rios, 15 anos, que cursa o 2° ano do Ensino Médio. “Depois que eu comecei a jogar xadrez na escola, percebi que estou mais concentrado nas aulas, a exemplo das de Matemática. Eu utilizo as habilidades do jogo, como a estratégia, na busca de respostas para as equações e outras atividades da disciplina”.

 

O estudante Felipe Rodrigues Pereira, 17, conta que já praticava o esporte antes do projeto iniciar e gostou tanto da sala de xadrez que resolveu ajudar a decorá-la com pinturas relacionadas às peças do tabuleiro, como rei, torres, cavalos e peões. “Tento passar um pouco do que eu sei para os meus colegas e é muito bom porque todos estão se interessando pelo xadrez. Além de ser divertido, o jogo estimula nosso aprendizado e nos ajuda a ter mais atenção e agilidade nas atividades”, afirmou.

 

 


Postado por: Ediomário

Www.sec.ba.gov.br

Autor: Ascom/Bahia

No ar das 5:30 às 22h de Dom. a Dom.

Entidade Mantenedora: Associação Beneficiente e Cultural Comunitária de Baixa Grande
Rua do CTL, 10 - Bairro Bela Vista - Baixa Grande - Ba
Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9
Tel.: (74) 3258-1261 / 9981
Design: Catu Informática