Câmara aprova que a venda de bebida alcoólica para menores seja crime

23/03/2015 | Autor: G1 | Visitas: 459

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (24) uma mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente que torna crime a venda de bebida alcoólica para menores de idade.

Cenas cada vez mais frequentes: adolescentes tomando bebida alcóolica livremente. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, feita pelo Ministério da Saúde, mostram que mais de 66% dos adolescentes entre 13 e 15 anos já experimentaram bebida alcoólica. E quase 22% ficaram bêbados pelo menos uma vez.

Nesta terça-feira (24), os deputados aprovaram um projeto que muda o Estatuto da Criança e do Adolescente. Torna crime, com pena de detenção de dois a quatro anos, vender bebida alcóolica para menores de 18 anos. O infrator também terá que pagar multa que varia de R$ 3 mil a R$ 10 mil. O estabelecimento comercial que for autuado, vai ficar fechado até o pagamento da multa.

O projeto também pune com o mesmo rigor quem servir, entregar ou der bebida a menores.

Hoje, a venda de bebida alcoólica a menores é considerada apenas uma contravenção penal e dificilmente leva o infrator para a cadeia, já que prevê detenção de dois meses a um ano.

O projeto já foi aprovado pelo Senado. O relator na Câmara, deputado Paulo Abi-Ackel disse que ele tem por objetivo preservar a saúde dos jovens.

“É preciso que haja uma legislação restritiva, punitiva, para aquele vendedor que consciente do que está fazendo, por pouco, por pequeno valor monetário, promove a venda de uma substância que é prejudicial às crianças e adolescentes, e que não ajuda em nada a educação das famílias brasileiras, que é o álcool para crianças e adolescentes.”, disse o deputado Paulo Abi-Akel, do PSDB-MG.

O projeto ainda precisa da assinatura da presidente para virar lei.


Postado por: Ediomário

www.globo.com.br

Autor: G1

No ar das 5:30 às 22h de Dom. a Dom.



Entidade Mantenedora: Associação Beneficiente e Cultural Comunitária de Baixa Grande
Rua do CTL, 10 - Bairro Bela Vista - Baixa Grande - Ba
Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9
Tel.: (74) 3258-1261 / 9981
Design: Catu Informática